sábado, 16 de outubro de 2010

Que fase hein, ‘Profexô’!


Luxemburgo saiu do Atlético-MG na zona de rebaixamento e pegou um Flamengo em 16º, beirando a zona de rebaixamento. Segundo o próprio, precisava se reciclar. Nos dois primeiros jogos, uma vitória e um empate. O próximo confronto seria contra o campeão da América Internacional.
Luxemburgo, técnico do Flamengo há apenas 3 partidas
O jogo começou bem equilibrado. O Inter conseguia trabalhar melhor a posse de bola, trocando passes curtos entre seus meio campistas. Foi então que o Flamengo teve um ataque e um pênalti a seu favor. Deivid foi para a batida. Bateu bem, deslocou o goleiro e tocou no outro canto. O Inter continuava a tocar a bola, mas sem conseguir criar chances claras de gol. O Flamengo corria atrás da bola, mas em lances isolados assustava. E foi assim que marcou seu segundo gol. Deivid disputou bola no alto com Bolívar e sofreu falta. Renato cobrou bem, no canto da barreira rasteiro.
Renato fez, de falta, o segundo gol do Fla na partida
O segundo tempo começou bem agitado, com chances claras para os dois times. Em uma dessas, Deivid saiu cara a cara com goleiro e chutou em cima de Renan. Escanteio para o Fla. Na cobrança, Deivid se adiantou a zaga e marcou de cabeça. Depois o jogo ficou mais calmo, com os times esperando o final do jogo já aos 15 minutos do segundo tempo.
Deivid comemora um de seus dois gols da noite
Resultado de 3 a 0 para o Fla e invencibilidade de Luxa no comando, com 7 pontos de 9 possíveis. O time não jogou bem, mas aproveitou suas chances e fez o placar. A torcida se empolgou e soltou o grito de “o campeão voltou”. Muito para quem ainda está em 13º. Mas que a fase com o ‘porfexô’ melhorou, isto é inquestionável.

Fotos: Globo.com

O novo velho Rossoneri

O Milan conseguiu apresentar um bom futebol no primeiro tempo e bater o surpreendente Chievo.  O jogo terminou 3 a 1, com belos gols de Pato e Robinho após assistências de Ibrahimovic e Ronaldinho.
Pato marcou 2 gols na partida contra o Chievo
O Milan entrou com uma escalação que mesclava veteranos da casa como Nesta, Pirlo, Gattuso e Seedorf, com recém-chegados ou jovens talentos como Thiago Silva, Pato e Ibrahimovic. Num primeiro tempo relativamente aberto, os dois times criaram chances, mas o Milan teve sorte e competência ao marcar dois gols, um aos 18 minutos e outro aos 30, ambos com Alexandre Pato.
Pato comemora um de seus gols
O segundo tempo foi mais calmo, já que o Milan administrou o jogo, visando não se cansar para o jogo contra o Real Madrid pela Liga dos Campeões nesta terça feira. Mesmo assim, tiveram algumas chances para ambos os lados. Abbiati salvou o Milan em pelo menos três oportunidades. Em uma quarta chance, o Chievo marcou com César, após lance de escanteio. Pato e Pellissier também marcaram. Mas estavam impedidos e tiveram os gols anulados corretamente. Robinho entrou no lugar de Pato. Entrou e decidiu o jogo fazendo seu gol já nos acréscimos.
Roanldinho, outro brasileiro que jogou bem
O Milan assume a ponta temporariamente. Desta vez, parece que o Milan conseguiu montar um bom time titular, e talvez até um elenco para lutar pelo título tanto do Italiano quanto da Liga dos Campeões. A nota triste para o Milan é Thiago Silva. Ele saiu sentindo dores no tornozelo esquerdo. 

Fotos: Uol

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alvo certo

Para os times brasileiros que participam, ela já virou prioridade. Mesmo aqueles que não estão tão bem no Brasileiro, sonham com este título e com uma futura vaga na Libertadores. Sim, é a da até então Copa Sul-Americana que estou falando.
Obina, autor de dois gols, comemora com D. Souza
Atlético-MG, Avaí, Goiás e Palmeiras são os interessados brasileiros a ser campeão. Os três primeiros ainda brigam contra o rebaixamento no nacional, mas qual deles não sonha livrar-se do rebaixamento e classificar-se para a próxima Libertadores, o que tornaria este ano ao menos satisfatório.
Marcos Assunção brinca com tiro certeiro que deu a vitória ao Palmeiras
Três dos quatro times tiveram um bom início, ganhando, seja dentro ou fora de casa. Atlético-MG ganhou por 2 a 0 do fraco Santa Fé. Goiás venceu o já poderoso Peñarol por 1 a 0, que poderia ter sido muito mais caso os atacantes não desperdiçassem tantas chances. Palmeiras superou a Universidad de Sucre, a altitude e o campo ruim na Bolívia por, também, 1 a 0, com uma linda cobrança certeira de Marcos Assunção. Somente o Avaí começou mal esta fase internacional da competição. Perdeu por 2 a 1 para Emelec, sofrendo gol aos 46 minutos do segundo tempo. Pode reverter na Ressacada. Portanto, grandes chances de termos os quatro brasileiros nas quartas de finais. E se assim for, com dois confrontos entre eles. Atlético-MG e Palmeiras de um lado e Goiás e Avaí do outro.
Goiás venceu o Peñarol em casa e agora pode empatar fora
Fotos: Uol e Globo.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A surpresa austríaca


Está acontecendo esta semana, do dia 11 a 18 de Outubro, o Masters 1000 de Xangai. Dos principais favoritos, só Rafael Nadal perdeu e se despediu do torneio. Os favoritos para as vagas nas semifinais são Djokovic, Federer, Murray e o surpreendente Jurgen Melzer. Foi ele o algoz de Nadal em uma das oitavas de final do torneio.
Melzer durante partida contra Nadal
O jogo entre os dois ocorreu em território chinês na tarde/noite desta quinta feira, 14. Mesmo em ótima fase, Nadal não jogou seu melhor tênis, mas jogou razoavelmente para bater qualquer um. O problema é que o oponente não era qualquer um. Nadal teve o azar de encarar o austríaco Melzer em uma ótima partida. Todas suas bolas eram fortes e no fundo da quadra. Até mesmo Nadal, especialista em buscar bolas impossíveis, não conseguiu alcançar diversas bolas de Melzer. Os saques também foram fundamentais no jogo. Nadal terminou com apenas 1 ace contra 14 de Melzer.
Ao final do jogo, Melzer comemora e Nadal se despede
Será que é o começo de um declínio de Nadal? Acho que não. É apenas um deslize que ocorre normalmente na carreira de um tenista de ponta. É capaz de ter sido bom para Nadal, afinal terá um tempo a mais de descanso que não estava previsto. Quem ganhará o torneio, então? Provavelmente, Federer ou Djokovic. Mas é melhor esperar os jogos e ver se Melzer não fará mais uma de suas partidas espetaculares.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Torcedores?

O fato ocorrido nesta terça-feira, 12, em Genova abre de vez uma ferida que o futebol tem há muito tempo. Grupo de torcedores que se envolve em briga antes, durante e depois de jogos de futebol. Pessoas que são chamadas de torcedores, mas que de torcedores não tem nada. Isso existe no Brasil, na Itália, na Sérvia, em todos os lugares. Torcedores de verdade são aqueles que vão ao estádio para apoiar de modo civilizado sua equipe de coração.
Torcedores sérvios que causaram toda confusão em Genova
Há pouco tempo, a Inglaterra era um reduto destes torcedores, lá intitulados de ‘hooligans’. Iam aos jogos bêbados só para arranjar confusões e brigas. Leis rígidas e fiscalização afastaram grande parte destes criminosos das arenas inglesas.
'Hooligans', os torcedores briguentos
Na Itália, alguns casos de torcedores ‘ultras’, torcedores mais fanáticos e perigosos, foram registrados, como no caso da torcida da Lazio, que apóia a ideologia fascista. Resultado: mataram um jovem. A repercussão de tal ato gerou mais confusão nos estádios italianos, como tentativa de invasão na partida entre Atalanta x Milan. O Campeonato foi paralisado por um determinado tempo até que se resolvesse o caso. Atitudes foram tomadas, mas ainda se encontra alguns casos desses torcedores por todo país.
Partida entre Atalanta e Milan, logo após morte de jovem na Itália
Mas o caso é ainda pior na Sérvia, onde encontramos esse tipo de torcedor aos montes nas arquibancadas. Basta ir ao clássico entre Estrela Vermelha e Partizan para se ter noção disso. Brigas entre torcedores em todos os confrontos, ameaças de morte aos jogadores que trocaram de times, destruição do estádio rival e aí por diante.Nunca se consegue ter um clássico tranqüilo por lá.
Torcedor comemora destruição do estádio adversário na Sérvia
O que resta saber é se devemos considerar esses indivíduos como torcedores fanáticos ou criminosos disfarçados, já que estes só tornam a ida a um jogo uma coisa cada vez mais difícil e perigosa. O que perde com tudo isso é o espetáculo que um jogo de futebol pode gerar.

Fotos: Uol e ESPN.com.br

You’ll never walk alone

Um time que conta em sua galeria com 18 títulos do Campeonato Inglês, 5 da Liga dos Campeões e 3  da Copa da UEFA, poderia querer mais alguma coisa em sua história já tão rica? A resposta é “Sim”, se esse time for o Liverpool. Não queria ter essa mancha que está sendo escrita por seus atuais donos, George Gillet e Tom Hicks, estes que não respeitam a tradição e os torcedores fanáticos deste que é um dos maiores times do mundo, o Liverpool Football Club.
Os 'Reds' protestam em frente ao Tribunal
O time da terra dos Beatles enfrenta uma dura crise econômica. Têm proposta de venda, mas seus atuais donos, já citados aqui, não querem vender. Já foi até sugerido uma compra por parte dos torcedores, mas não avançou. O caso então foi parar na justiça e a decisão é de que o time seria comprado por um consórcio, chamado NESV. Porém, os atuais donos entraram com uma nova ação que não permitiria a venda. Ao que parece, essa discussão ainda dará muito assunto aos tablóides ingleses.
Torcedores fanáticos do Liverpool
E quem acaba sofrendo com tudo isso? O torcedor fanático que nunca abandona o time, mesmo nas fases ruins como a atual, na qual o time se encontra na zona de rebaixamento da Premier League e há 20 anos sem conquistar o título nacional. Esta é uma mancha que nenhum clube de futebol merecia passar, ainda mais um com tanta história. Uma vergonha para qualquer time.
A frase que representa o clube e seus torcedores

As últimas curvas

Restando apenas 3 corridas para o fim da temporada da F1, o campeonato está indefinido. Três candidatos brigam com mais força pelo título: o australiano Mark Webber, o espanhol Fernando Alonso e o alemão Sebastian Vettel. Webber com 220 pontos lidera, com Alonso e Vettel logo em seguida com 206 pontos. Os dois primeiros com 4 vitórias contra 3 de Vettel.
Alonso, Vettel e Webber, os candidatos ao título
A última corrida ocorreu em Suzuka e teve um passeio das RBR’s, principalmente de Vettel. Ele conseguiu a pole position no domingo de manhã e a vitória no domingo a tarde. Com isso, ele que estava um pouco afastado dos líderes, se aproximou e tornou-se grande candidato.
Vettel em seu 'passeio' em Suzuka
Coréia do Sul, Brasil e Emirados Árabes. Esses são os destinos da F1 até o final da temporada. Aparentemente, são pistas com características melhores para as RBR’s de Webber e Vettel do que para a Ferrari de Alonso. Mas o que irá contar a partir de agora será o comportamento de quem está entre o banco e o volante. Webber tem um estilo mais regular, não comete loucuras durante a corrida, assim conseguiu chegar a liderança, então não deve mudar. Alonso é espetacular, tira o máximo que sua Ferrari pode dar e ainda tem muita confiança quando está guiando. Vettel é mais arrojado, vai para cima do oponente, até por isso perdeu alguns pontos depois de colisões. Vettel poderia estar na ponta se não tivesse se metido em tantas confusões. Agora, é esperar e acompanhar os GP's restantes e ver quem será o grande campeão deste campeonato tão disputado.

Fotos: Uol e F1team.com.br

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A seleção do povo

Desde a eliminação do Brasil da Copa do Mundo-2010, o povo brasileiro queria ver de volta o futebol alegre e bonito que é característico da nossa seleção. Um homem foi chamado para realizar tal trabalho: Mano Menezes. Ele vinha de uma ótima passagem pelo Corinthians que durou quase três anos, com títulos da série B, campeonato Paulista e Copa do Brasil.
Primeira convocação de Mano Menezes
A primeira convocação de Mano deu mostras do que viria pela frente. Uma seleção renovada, com jogadores leves e dribladores. Além de contar o futebol de Ganso e Neymar, esquecidos por Dunga para a Copa. Veio o primeiro jogo contra os EUA e o futebol bonito que todos queriam apareceu, com lindos dribles e tabelas rápidas. Placar de 2x0 em Nova York. O segundo jogo não teria dificuldades nenhuma, já que o adversário era o Irã em Abu Dhabi. Mais um jogo ganho, agora por 3x0. E a defesa continuava sem ser vazada.
Robinho dribla adversário
O terceiro jogo de Mano no comando da seleção era considerado o mais difícil por se tratar de um adversário europeu, a Ucrânia. Mas nada disso foi páreo para a nova seleção brasileira. Aproveitando a posse de bola, marcando pressão no campo adversário e muita vontade, os brasileiros abriram o placar com Dani Alves, com 2 gols em 3 jogos na era Mano.Passaram então a administrar o resultado. Pato ainda fez mais um em belo giro dentro da área. A defesa passou ilesa a três adversários distintos. O ataque funcionou na hora que precisou. Agora resta o teste final contra a Argentina em novembro para Mano se firmar como renovador do bom e velho estilo da seleção Brasileira.
Elias marca pressão contra ucranianos
Fotos: Uol e Globo.com

O Retorno dos erros

O Corinthians depois da posse de Andrés Sanchez como presidente, se tornou um clube mais respeitado e organizado. Cada pessoa tinha suas obrigações e contava com suporte para realizá-las. Depois da ida de Mano Menezes para a seleção Brasileira, parece que todo o trabalho feito até o momento, que foi recompensado com a volta à série A, com a chegada de Ronaldo, títulos Paulista e da Copa do Brasil, foi esquecido ou jogado fora.
Adilson em sua despedida
O estopim para tal conclusão foi a demissão de Adilson Batista após a derrota para o Atlético-GO por 3x4 em pleno Pacaembu. Com pressão de torcida, que foi ao CT para “conversar” com o então técnico e com algumas lideranças do time, e sem respaldo da diretoria, Adilson deixou o Corinthians em terceiro lugar na tabela, com um jogo a menos a fazer.  O trabalho dele necessitava de tempo, assim como em sua época de Cruzeiro, e mais peças no elenco, uma vez que contava com muitos jogadores lesionados.
Mario Gobbi, Adilson Batista e Andrés Sanchez durante a apresentação
Agora, o Corinthians está à procura de um bom técnico, coisa em falta no mercado brasileiro, para tentar colocar o time de novo no rumo certo. Resta saber se, com o próximo comandante, a atitude da diretoria será a mesma que se teve com Adilson Batista.

Fotos: Uol e Ig

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resumo da 29ª Rodada: A caça a raposa

Sábado, 09 de Outubro, 18h30min
Santos 2x0 Atlético-PR - Ainda com comando interino, Santos venceu e se manteve vivo na briga pelo titulo, com um jogo a menos. Gols de Maranhão e Zé Love, em jogadas com a participação de Neymar.
Vasco 3x3 Grêmio - Jogo emocionante até o final. Como de costume, Vasco empatou mais uma. O Cruzmaltino abriu 3x1, mas com o artilheiro do campeonato, Jonas, no outro time, não se brinca. Acabou 3x3 e o Grêmio continua a boa fase no segundo turno.
Grêmio Prudente 2x3 São Paulo - Com atuação de gala de Ricardo Oliveira (fez hat-trick), São Paulo ganha fora e se mantém vivo no sonho de uma vaga na Libertadores-2011 com o prof.º Pardal, Paulo César Carpegiani.
Ricardo Oliveira, autor de três gols
Domingo, 10 de Outubro, 16h00
Corinthians 3x4 Atlético-GO - Gol corintiano a 1 minuto de jogo deu cara de que viria uma goleada. Mentira. Atlético conseguiu a virada e fechou 1º tempo com 1x3 aproveitando falhas da zaga adversária. Atlético fez mais um e administrou o resultado. Final 3x4. E Adilson fora do comando do Corinthians.
Adilson Batista, demitido após o jogo
Botafogo 0x0 Palmeiras - Jogo equilibrado. Mais chances para o time alvinegro, mas seus atacantes desperdiçaram as oportunidades. ‘Loco’ Abreu perdeu pênalti no começo do jogo. Os dois times se mantêm na parte intermediária da tabela.
Cruzeiro 1x0 Fluminense - Mais um passe de Montillo e gol de W. Paulista. Nova vitória cruzeirense. Fluminense perdeu muitos gols com Washington e Rodriguinho. Cruzeiro na ponta da tabela com todos os méritos.
Goiás 1x0 Vitória - Bernardo, de falta, fez o gol esmeraldino e deu esperanças para o Goiás se livrar do rebaixamento. Vitória continua ameaçado do rebaixamento.
Avaí 2x2 Flamengo - Depois de milagrosos dois gols de Val Baiano, o Avaí buscou o empate na Ressacada. Resultado ruim para os dois times que continuam perto da zona de rebaixamento.
W. Paulista (9) e Fabrício (5) comemorando gol que deu vitória ao Cruzeiro
Domingo, 10 de Outubro, 18h30min
Internacional 1x0 Atlético-MG - Assim como o Santos, venceu e se manteve na briga pelo titulo com um jogo a menos, justamente contra o alvinegro praiano. Gol nº50 de Alecsandro pelo Inter.
Ceará 2x0 Guarani - Completando 100 jogos no vovô, Geraldo marcou gol e ajudou na vitória do Ceará. Time se afastou da zona de rebaixamento e briga agora por uma vaga na Sul-Americana.
Alecsandro, 50 gols pelo Internacional

Tabela do Brasileiro:

Fotos: Uol

domingo, 10 de outubro de 2010

Tri legal !

O Brasil se igualou a Itália e é agora tricampeão do campeonato mundial de vôlei masculino. Agora só está atrás da Rússia, detentora de 6 títulos, ainda como União Soviética.
Brasileiros no pódio
Depois de Buenos Aires em 2002 e Tóquio em 2006, a seleção comemorou o titulo desta vez na cidade de Roma. A final seria uma revanche contra a jovem seleção cubana que ganhou do Brasil por 3x2 ainda na primeira fase do torneio. Mas o Brasil fez questão de transformar a final em um tremendo passeio. Um placar de 3x0 (25-22; 25-14; 25-22) para ninguém colocar defeito. O Brasil dominou o confronto desde o inicio, estando sempre à frente no placar, sem tomar grandes sustos com Leon, Simón (eleito melhor bloqueador do torneio), Hernandez ou Leal. 
Muirlo, eleito melhor jogador do campeonato
A jovem seleção cubana, com média de apenas 22,6 anos, ainda deve dar muito trabalho às grandes potências mundiais. Mas não hoje, quando não conseguiu parar Leandro Vissotto, um monstro nos dois últimos jogos, e Murilo, o gaúcho eleito melhor jogador do torneio. Com mais esse titulo, a seleção pode comemorar mais uma vez com seu famoso ‘peixinho’ campeão.  Desde a chegada de Bernardinho em 2001, a seleção já conquistou 26 títulos, entre eles algumas Ligas Mundiais, Copas do Mundo e as Olimpíadas de Atenas-2004.
Tradicional 'peixinho' de campeão
Fotos: Uol

Nada tira o 0x0 do placar no Engenhão

Houveram chances para a rede balançar no jogo entre Botafogo e Palmeiras. Muito mais as redes alviverdes do que as alvinegras. Mas parecia que os jogadores do Botafogo não queriam chutar a bola no alvo. Quando o faziam, o goleiro Deola conseguiu salvar o time do Palmeiras.
'Loco' Abreu perde pênalti
Começo de jogo, o time do Botafogo tentou exercer uma pressão no time do Palmeiras. Conseguiu. Em lance claro, o lateral esquerdo Gabriel Silva desviou a bola com a mão na pequena área. Pênalti para o Botafogo. Loco Abreu foi para a batida, conseguiu deslocar o goleiro, mas chutou a esquerda do gol. Após isso, o jogo ficou mais equilibrado. Muito disputado no meio, as duas equipes encontraram dificuldades para criar chances.
Jogo muito disputado no Engenhão
Assim como no primeiro tempo, o Botafogo começou o segundo tempo pressionando o Palmeiras. E só não fez o gol por uma passada errada de ‘Loco’ Abreu, após receber um passe/chute de Marcelo Cordeiro. O jogo seguiu morno até o final, quando um lance na linha de fundo acabou na expulsão do atacante Kléber. O Gladiador, ao proteger a bola, levantou o braço na altura do rosto de Alessandro. Este se jogou no chão. Em uma jogada de, no máximo, amarelo, o juiz Wilton Pereira Sampaio expulsou o jogador. Nos minutos restantes, o alvinegro tentou pressionar, buscando a vitória até os 50 minutos. Mas em vão, o jogo terminou em um 0x0 que não interessava a ninguém. Não interessava ao Palmeiras, que buscava ampliar sua sequência de bons resultados. E não interessava ao Botafogo, que buscava uma vitória após seis empates consecutivos.
Kleber sai do gramado ao ser expulso
Fotos: Uol

7 vezes Nadal

Na madrugada deste domingo, 10, Rafael Nadal ganhou mais um titulo. Já é o sétimo neste ano, sendo três Grand Slam (Roland Garros, Wimbledon e US open). Desta vez, Nadal ganhou o titulo do ATP 500 de Tóquio, batendo na final o francês Gael Monfils, por 6-1 e 7-5.
Nadal na sua tradicional comemoração: mordida na taça
Nadal passeou em quadra, como fez em quase todo o torneio. Único jogo que Nadal teve que se desgastar um pouco mais foi na semifinal contra o sérvio Viktor Troicki. Nadal salvou dois match points a favor do sérvio e fechou o jogo em 7-6(4), 4-6 e 7-6(7).
Nadal continua conquistando títulos neste que pode ser considerado seu melhor ano. Número um do mundo, ele completou o Career Slam (todos os títulos de Grand Slam na carreira), contando ainda com o ouro olímpico em Pequim-2008.  Até onde vai o touro Miura Nadal?

Foto: Uol

Sem Surpresas

Ontem, Brasil e Itália fizeram um grande jogo na Arena de Roma.
A seleção brasileira começou o jogo com tudo e não deu chances para Vermiglio, Mastrangelo, Fei e companhia. Resultado: 25 x 15 no primeiro set.
Murilo passa pelo bloqueio italiano
Em um segundo set mais equilibrado, o Brasil sofreu o levantador italiano Vermiglio. Ele deu um show em todos os sentidos. Tanto como jogador quanto como ator. Conseguiu ótimas bolas para Savani, Cernic e Mastrangelo, além de se mostrar um ator de filme pastelão, ao tentar simular agressão de Dante. Mesmo assim, o Brasil conseguiu se manter a frente no placar e fechou com 25x22.
Mastrangelo, central da Itália
A Itália começou o terceiro set m pouco melhor. O Brasil, sem Bruninho, que saiu por causa de um pisão sem intenção de Murilo em seu tornozelo, tinha dificuldades para conseguir cravar as bolas no lado italiano. Deu Itália 25 x 23.
O quarto set começou como o primeiro e o Brasil conseguiu deslanchar no placar e garantir-se na final. 25x17. E o Brasil não perde para Itália desde 2003.
Agora vem a final contra Cuba, única que conseguiu bater o Brasil quando este queria jogar. Vamos ver se valeu a pena escolher o caminho mais fácil para tentar ser campeão.
Brasileiros comemoram vitória
Fotos: Uol

Primeiro Post !!!

Criei este blog para escrever sobre os mais variados esporte. Acabarei por escrever mais sobre futebol, mas tentarei escrever sobre tudo um pouco.
Um abraço a todos.