quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Torcedores?

O fato ocorrido nesta terça-feira, 12, em Genova abre de vez uma ferida que o futebol tem há muito tempo. Grupo de torcedores que se envolve em briga antes, durante e depois de jogos de futebol. Pessoas que são chamadas de torcedores, mas que de torcedores não tem nada. Isso existe no Brasil, na Itália, na Sérvia, em todos os lugares. Torcedores de verdade são aqueles que vão ao estádio para apoiar de modo civilizado sua equipe de coração.
Torcedores sérvios que causaram toda confusão em Genova
Há pouco tempo, a Inglaterra era um reduto destes torcedores, lá intitulados de ‘hooligans’. Iam aos jogos bêbados só para arranjar confusões e brigas. Leis rígidas e fiscalização afastaram grande parte destes criminosos das arenas inglesas.
'Hooligans', os torcedores briguentos
Na Itália, alguns casos de torcedores ‘ultras’, torcedores mais fanáticos e perigosos, foram registrados, como no caso da torcida da Lazio, que apóia a ideologia fascista. Resultado: mataram um jovem. A repercussão de tal ato gerou mais confusão nos estádios italianos, como tentativa de invasão na partida entre Atalanta x Milan. O Campeonato foi paralisado por um determinado tempo até que se resolvesse o caso. Atitudes foram tomadas, mas ainda se encontra alguns casos desses torcedores por todo país.
Partida entre Atalanta e Milan, logo após morte de jovem na Itália
Mas o caso é ainda pior na Sérvia, onde encontramos esse tipo de torcedor aos montes nas arquibancadas. Basta ir ao clássico entre Estrela Vermelha e Partizan para se ter noção disso. Brigas entre torcedores em todos os confrontos, ameaças de morte aos jogadores que trocaram de times, destruição do estádio rival e aí por diante.Nunca se consegue ter um clássico tranqüilo por lá.
Torcedor comemora destruição do estádio adversário na Sérvia
O que resta saber é se devemos considerar esses indivíduos como torcedores fanáticos ou criminosos disfarçados, já que estes só tornam a ida a um jogo uma coisa cada vez mais difícil e perigosa. O que perde com tudo isso é o espetáculo que um jogo de futebol pode gerar.

Fotos: Uol e ESPN.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário