sábado, 23 de outubro de 2010

Que Bud, que nada!


Nos últimos anos, a arte do cinema tem filmado diversos filmes sobre esportes, sejam biografias ou ficções. Este é um fato, aliás, que já vem ocorrendo desde os anos 90. Todos os jovens que assistem ou assistiram Sessão da Tarde irão se lembrar de Bud, um cachorro que pratica todos os esportes imagináveis, do futebol ao beisebol.
Mandela (Morgan Freeman) e François Pienaar (Matt Damon)
Mas não é desse tipo de filme que me refiro. E sim ao filmes sérios, que tratam o esporte como aprendizagem, coletivismo, um exemplo para a sociedade. Dos últimos que vi, os mais atraentes foram “Invictus” e “A procura de Eric”. O primeiro, de Clint Eastwood, retrata a influência de Mandela no título mundial de Rúgbi de 1995, com a África do Sul campeã e vice-versa. Já o segundo conta a história de um torcedor do Manchester United, homônimo de Eric Cantona, ídolo maior do time nos anos 90. Eric, o torcedor, está perdendo o sentido da vida, quando Eric, o ídolo, o ajuda com ensinamentos de sua época de jogador.
Cantona ensina Eric a "viver" novamente
Os dois filmes retratam como o esporte pode ajudar na vida das pessoas. Temos outros diversos exemplos, como “Duelo de Titãs”, “A menina de Ouro” e até mesmo “Rocky”. Fica a dica para assistirem tais filmes. Há uma ótima mensagem contida em cada um desses filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário